aplicacoes, linux

Recuperando Arquivos com o Ubuntu

ATENÇÃO: Se você estiver usando o HD que continha os arquivos deletados, desligue imediatamente essa máquina pra não diminuir sua probabilidade de recuperar os dados! Você precisa de OUTRO HD pra tentar recuperar o perdido!!!

Por que você deve desligar o HD com dados perdidos?

O HD funciona como uma caixa com os espaços mapeados. Quando você salva um arquivo, na prática seria como se você colocasse alguns bytes nos espaços disponíveis da caixa, e o sistema de arquivos mapeasse o nome do arquivo (como my_file), a localização (como /home/user/Documents) e em que espaços físicos da caixa estão esses bytes.

Quando você deleta um arquivo (da lixeira ou por linha de comando), o sistema de arquivos se “esquece” desse arquivo. Assim, da próxima vez que você salvar alguma coisa no HD, o sistema de arquivos pode disponibilizar exatamente a posição do arquivo que você perdeu e o novo arquivo salvo vai ser gravado “por cima”. Por isso é melhor desligar logo esse HD antes que o arquivo seja perdido de vez!

Outro HD

Você precisa de um HD com no mínimo o mesmo espaço que o HD com dados perdidos. O motivo é que a forma de recuperação vai rastrear no sistema de arquivos CADA posição física do HD. Toda vez que ele encontrar algo que se pareça com o cabeçalho de algum arquivo (doc, html, java, txt, avi, zip, jar, etc…..) ele tentará seguir em frente até encontrar uma informação que represente o final do arquivo.

Se encontrar, ele achou 1 arquivo! Se achar outro cabeçalho, pode ser que o arquivo foi mesmo perdido pois esse segundo cabeçalho fará parte de um arquivo que sobrescreveu trechos do arquivo do primeiro cabeçalho, logo esse primeiro arquivo será irrecuperável (a menos que existam formas de localizar arquivos sobrescritos a partir dos rastros eletromagnéticos, com a ajuda dos Ghostbusters talvez).

Processo de recuperação

Baixar photorec, que vem junto com testdisk:

sudo apt-get install testdisk

Conecte o HD com dados perdidos, mas não o monte, se ele for montado pelo sistema operacional, desmonte.

Rodar photorec:

sudo photorec

Siga os passos selecionando:
1. O HD a ser recuperado
2. A partição a ser analisada
3. O tipo de sistema de arquivos
4. Se você quer buscar em tudo, ou apenas nas áreas livres (não faz sentido buscar em tudo)
5. O local onde serão copiados os arquivos encontrados (não salve no mesmo HD a ser recuperado pelos motivos descritos acima!!!).

O meu processo foi realizado num HD externo USB 3.0 de 1 tera com Ubuntu 13.10 buscando arquivos perdidos num HD sata de 500 giga. O processo de busca durou 20 horas. Foram recuperados mais de 250.000 arquivos, que foram gravados em mais de 500 pastas, cada uma com 500 arquivos. Todos os arquivos perderam seus nomes e as estruturas de pastas. Infelizmente a imensa maioria é cache de browser, então há milhares de javascripts, htmls, javas, gifs, pngs que tornam a minha análise realmente chata.

Após horas “garimpando”, encontrei o que procurava, então o processo realmente funciona! E seria ainda mais rápido se eu tivesse feito backup (captou?).

Referência:
http://www.tuxgarage.com/2011/01/recover-deleted-data-using-photorec-in.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s