usabilidade

Heurísticas de Usabilidade

Visibilidade do status do sistema
O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está ocorrendo através de feedback apropriado em um tempo razoável.

Equivalência entre o sistema e o mundo real
O sistema deve falar a língua dos usuários com palavras, frases e conceitos familiares ao usuário, ao invés de termos orientados ao sistema. Siga convenções do mundo real, fazendo com que a informação apareça numa ordem natural e lógica.

Controle e liberdade para o usuário
Usuários frequentemente escolhem funções do sistema erroneamente e precisarão de uma “saída de emergência” claramente visível para sair do estado indesejado sem ter que passar por uma série de telas. Apresente opções de desfazer e refazer.

Consistência e padrões
Usuários não deveriam ter que se preocupar se diferentes palavras, situações ou ações significam as mesmas coisas. Siga convenções.

Prevenção a erros
Ainda melhor que boas mensagens de erros é uma modelagem cuidadosa que previna o problema de chegar a ocorrer. Elimine condições que conduzam a erros ou limite-as apresentando aos usuários opções para confirmação antes que a ação seja executada.

Reconhecimento ao invés de lembrança
Minimize a carga de memória dos usuários deixando objetos, ações e opções bem visíveis. O usuário não deveria ter que lembrar das informações de uma tela para outra. Instruções para o uso do sistema deveriam ser visíveis ou facilmente recuperáveis quando quer que fosse apropriado.

Flexibilidade e eficiência de uso
Aceleradores — invisíveis ao usuário novato — podem frequêntemente acelerar a interação para o usuário avançado de modo que o sistema possa atender ambos usuários com e sem experiência. Permita aos usuários se adapterem a ações frequêntes.

Modelagem estética e minimalista
Telas não deveriam conter informações que sejam irrelevantes ou raramente necessárias. Cada unidade de informação a mais em uma tela compete com unidades de informação relevantes e diminuem sua visibilidade relativa.

Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e se recuperar de erros
Mensagens de erros deveriam ser expressas em linguagem simples (sem códigos), indicando precisamente o problema e sugerindo construtivamente uma solução.

Ajuda e documentação
Mesmo sendo melhor se o sistema pudesse ser usado sem documentação, pode ser necessário prover ajuda e documentação. Qualquer informação deveria ser fácil de ser localizada, focadando na tarefa do usuário, listando passos concretos a serem seguidos e não sendo tão longa.

Exemplos práticos de cada heurística:
http://designingwebinterfaces.com/6-tips-for-a-great-flex-ux-part-5

Referência:
http://www.useit.com/papers/heuristic/heuristic_list.html

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